Tire suas dúvidas. voltar

Perguntas frequentes

Significa que você deverá ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um determinado número de horas, dependendo do exame a ser realizado.

Não. Você pode tomar água normalmente, mas convém tomá-la com moderação. O excesso pode interferir nos exames de urina I, cultura de urina ou teste de gravidez na urina.

Mantenha a sua alimentação habitual. Essa instrução significa apenas que você não deve mudar o que come no dia-a-dia.

Para a coleta de sangue, a lista de exames é grande, vamos citar os mais comuns:
Jejum de 12 a 14 horas - para colesterol fracionado e triglicérides.
Jejum de 8 a 12 horas - para glicemia de jejum, curva glicêmica, ferro, ferritina, transferrina, capacidade de ligação do ferro, ácido úrico, amilase, cálcio, fósforo, gamagt, HGH, fosfatases, paratormônio, VDRL, creatinina, perfil lipídico, TSH.
Para demais exames, ligue e converse diretamente com um de nossos atendentes.

Nem todos. Alguns exames como Hemograma e Coagulograma ou demais quando solicitados como urgente pelo médico, dispensam o jejum; porém o ideal quando possível, é manter um jejum mínimo de 2 horas após a ingestão de alimentos.

Para alguns específicos sim, como:
Cortisol Basal - requer coleta em horário específico entre 8 e 10 horas ou conforme indicação medica.
Cortisol 16hs - requer coleta entre 16 e 17hs.
Exames hormonais, ACTH, Cálcio, Ferro, Ácido úrico – devem ser colhidos preferencialmente até às 9:00hs.

É neste período/horário que tais substâncias têm um pico no organismo.

Alguns sim. Evite fazer exercícios físicos muito cansativos ou prolongados antes da coleta de sangue. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas; é o que na área da saúde chamamos de condições basais. Em consequência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.

Sim. Se você for fazer exame de sangue evite a ingestão de bebida alcoólica por, no mínimo, 1 dia antes da coleta. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera do exame já e suficiente para elevar os níveis de alguns analitos.

Não. O ideal é não fumar no dia da realização do exame.

Especificamente para os exames de urina sim. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se o cuidado de realizar assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Sim, qualquer um deles. Porém é importante que seu médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado, pois diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual.

Os resultados podem ser retirados pessoalmente na recepção ou no drive e em nosso site. No entanto, por questões éticas e de segurança, somente seu médico pode entrar em contato com o São Lucas e conversar com nossos responsáveis técnicos para obter seus resultados.

Apenas se esta pessoa estiver portando o cartão de entrega do São Lucas.