A insônia é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de dormir, de se manter dormindo ou de não conseguir dormir a quantidade de horas adequadas e de acordo com a Associação Brasileira do Sono, um em cada três brasileiros sofre de insônia.

Ansiedade, depressão, dores crônicas, uso de medicamentos, problemas respiratório e outras doenças são alguns exemplos da causa de insônias e para esses é necessário tratamento médico, porém os “maus hábitos” também podem contribuir para o desenvolvimento desse distúrbio. Veja então o que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu sono e evitar esse mal:

  • Estipular horários regulares de sono.

Tenha o hábito de deitar e levantar sempre nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.

  • Evitar cochilos longos durante o dia.

Cochilos com mais de 30 minutos durante o dia tendem a prejudicar o sono noturno.

  • Cortar bebidas com cafeína à noite.

Evite consumir bebidas como café, refrigerante, energético, chá preto e mate por pelo menos cinco horas antes de dormir.

  • Comer alimentos leves no jantar.

Uma alimentação pesada também pode interferir na qualidade do sono

  • Cuidados com o quarto

O ambiente que vamos dormir deve ter o mínimo de luz e som possível

A insônia pode interferir na qualidade de vida de uma pessoa e se essa condição não for somente em casos isolados recomenda-se procurar um profissional para identificar a causa e indicar o melhor tratamento.