O medo de agulhas é uma reação bastante comum em crianças e costuma gerar um grande estresse na hora de realizar exames de sangue.

O apoio dos pais nesse momento é de extrema importância, veja o que fazer para ajudar seus pequenos nesse momento delicado.

  1. Fale a verdade.

Deixe a criança preparada para a coleta, entendendo que receberá uma “picadinha” no braço, mas que será só por alguns minutinhos. Enganar seu filho ou dizer que não sabe como será o exame só vai fazer com que ele fique mais ansioso, podendo até quebrar o vínculo de confiança entre vocês.

Uma ideia interessante é demonstrar em casa, antes do exame, como será o procedimento com um boneco, para que a criança já saiba o que acontecerá com ela.

  1. Demostre segurança

Não deixe o seu nervosismo transparecer para eles. Se os pequenos perceberem o seu nervosismo irão entender que há motivos para isso, por isso mantenha-se firme.

 

  1. Pode chorar.

O choro é a forma da criança se expressar e não deve ser reprimido. Tente sempre acalma-la explicando que é uma situação temporária, que só vai ser alguns minutinhos.

 

  1. Recompensa

Elogie a coragem do seu filho, afinal ele conseguiu realizar a coleta. Que tal um certificado de coragem ou grande abraço?

 

  1. Tenha o laboratório como seu aliado.

Escolha o laboratório também é importante: Um ambiente lúdico, com atendimento personalizado e especializado faz muita diferença.

Conte sempre com o Laboratório São Lucas, nosso foco é sempre oferecer o melhor para você e sua família. Conheça nosso laboratório infantil: Luquinha.