Algumas dúvidas são frequentes sobre o que pode interferir no resultado dos exames. Então para garantir a precisão do resultado fique atento:

  • Água corta o jejum?

Não. Você pode tomar água normalmente, mas convém tomá-la com moderação. O excesso pode interferir nos exames de urina I, cultura de urina.

 

  • Como se alimentar na véspera de realizar o exame?

Mantenha a sua alimentação habitual, não mude o que você come no dia a dia.

 

  • Exercícios Físicos interferem nos exames?

 Alguns sim. Evite fazer exercícios físicos muito cansativos ou prolongados antes da coleta de sangue. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas; é o que na área da saúde chamamos de condições basais. Em consequência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.

 

  • Bebida alcoólica interfere nos exames?

Sim. Se você for fazer exame de sangue evite a ingestão de bebida alcoólica por, no mínimo, 1 dia antes da coleta. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera do exame já e suficiente para elevar os níveis de alguns analíticos.

 

  • Menstruação interfere nos exames?

Especificamente para os exames de urina sim. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se o cuidado de realizar assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

 

E você tem mais alguma dúvida ?