A gordura trans, também chamada de gordura vegetal hidrogenada é um tipo de gordura produzida pelo processo industrial e é usada para dar textura, realçar o sabor e aumentar o prazo de validade dos alimentos.

Enquanto a gordura insaturada e a saturada podem estar inseridas em uma dieta saudável nas quantidades adequadas, a gordura trans não é recomendada em nenhuma quantidade. Esse tipo de gordura afeta nosso perfil lipídico elevando os níveis de colesterol ruim e abaixando os níveis de colesterol bom e está associadas a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, diabetes e Alzheimer.

A gordura trans está presente em alimentos industrializados como:

  • Sorvetes
  • Batata congelada pré-frita
  • Hambúrguer
  • Salgadinhos
  • Donuts e tortas industrializados
  • Bolos
  • Biscoitos recheados e/ou amanteigados
  • Margarinas sólidas ou cremosas e cremes vegetais
  • Pipoca de micro-ondas
  • Macarrão instantâneo
  • Comidas congeladas
  • Pizzas e massas congeladas

Como evitar o consumo de gordura trans:

Avalie a tabela nutricional dos alimentos antes de comprar e tome cuidado com gordura trans disfarçada de:

  • Gordura vegetal
  • Gordura de vegetal de girassol
  • Gordura vegetal de soja
  • Gordura hidrogenada e/ou gordura parcialmente hidrogenada
  • Gordura parcialmente hidrogenada e/ou interesterificada
  • Margarina; Margarina vegetal e/ou Margarina vegetal hidrogenada
  • Composto lácteo com gordura vegetal
  • Óleo vegetal líquido e/ou hidrogenado
  • Óleo vegetal parcialmente hidrogenado
  • Óleo de milho hidrogenado
  • Óleo vegetal de algodão
  • Soja e palma hidrogenado
  • Creme vegetal

E muita atenção!!

Só é obrigatório constar essa gordura caso a porção do produto contenha mais de 0,1 grama do ingrediente e muitas vezes, as empresas trabalham com porções pequenas, por exemplo dois biscoitos.

Mas imagina que você vai comer 6 biscoitos e é nessa que acabamos ingerindo a tal da gordura trans sem saber.

Outra forma de evitar o consumo da gordura trans é liberar o chefe de cozinha que existe em você!

Então produzindo os seus alimentos em casa é mais vantajoso porque você consegue selecionar melhor os ingredientes fazendo as substituições mais saudável e controla a forma de preparo.

  • Dê preferência para Manteiga no lugar da margarina para preparar bolos, untar formas e estourar pipoca e torrar amendoim, sementes e castanhas.
  • Dê preferência ao azeite extra virgem com baixa acidez no lugar de óleo.
  • Substitua temperos industrializados, que são muito ricos em gordura em sal, por ervas frescas, como manjericão, salsa e orégano.
  • Evite fritar os alimentos; dê preferência para assados e cozidos.